Centro de pesquisa e tecnologia com incidência na sociedade
Por muito tempo, o Brasil ocupou uma posição central no debate sobre governança de dados, bem como em diversos debates relacionados à proteção e defesa dos direitos do cidadão e da população mais vulnerável do país. Atualmente, com o avanço das tecnologias desenhadas por setores que não contemplam a perspectiva da diversidade, e fazem conjunto com a deterioração geral dos índices sociais humanos diante da maior crise humanitária e política já vivida, o país tem suscitado preocupações sobre o fosso para as desigualdades e a violência que se alastrou e se intensificou também no ambiente digital por questões estruturais.
O Instituto da Hora é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2020 por mulheres negras e indígenas e liderada pela cientista da computação Nina da Hora, para descentralizar o conhecimento científico, potencializar narrativas antirracistas na tecnologia e emancipar os direitos digitais no Brasil.
Equipe Idh
Conheça quem faz o Instituto da Hora acontecer!
Nina Da Hora
Diretora Executiva e Fundadora
Cientista da Computação da PUC-Rio . Diretora executiva Instituto de Pesquisa da Hora, Colunista do MITTechReviewBrasil. Membro do Conselhoo de segurança do TikTok Brasil e do conselho de transparência do TSE, Pesquisadora nos temas de Etica em IA, Tecnologia Responsável e Defesa Cibernética Cyberbrics CTS/FGV e Domain Specialist Thoughtworks.
Maria Luiza Freire
Gestão de Projeto
Formada em Direito pela PUC/Rio e Mestre em Planejamento Urbano Regional pelo IPPUR/UFRJ com ênfase de pesquisa em gênero, democracia, direito e tecnologias urbanas. Tem atuação desde a sociedade civil em gestão de projetos de fortalecimento democrático na América-Latina.
Ray Baniwa
Pesquisador Indígena
Indígena do Povo Baniwa, da região do Alto Rio Negro, noroeste do Estado do Amazonas, é Tecnólogo em Marketing e atualmente Mestrando em Comunicação e Cultura pela UFRJ. No Instituto da Hora (IDH), integra o grupo de pesquisa Governança da Internet e Diversidade como pesquisador indígena.
Apoie o Instituto da Hora!
Ao colaborar com o Idh, você investe em tecnologia, educação e pesquisa.
Acreditamos que a tecnologia deve ser inclusiva
e acessível para todos os grupos.
Nosso principal objetivo é desconstruir narrativas e soluções consagradas na área de dados e cibersegurança no Brasil, posicionando com mais visibilidade o debate relevante feito por pessoas não brancas. Com o seu apoio, fortalecemos o trabalho de pessoas negras e indígenas de diversas regiões brasileiras e investimos ainda mais em projetos de emancipação digital no país.
Torne-se um
apoiador hoje!
Sua doação com cartão de crédito será processada com segurança pelo PayPal e aparecerá como "Instituto da Hora" em
seu extrato.
No Instituto da Hora , nossa missão é
criar um mundo
mais aberto
um mundo onde todas as informações não pessoais são abertas, gratuitas para todos usarem, desenvolverem e compartilharem; e criadores e inovadores são justamente reconhecidos e recompensados.
Queremos permitir que o maior número possível de pessoas tenha acesso às informações de que precisam e às ferramentas e habilidades para
usá-las para melhorar o mundo. Seu apoio nos ajudará a alcançar esta missão, permitindo-nos buscar projetos impactantes, lançar campanhas vitais e criar ferramentas e serviços de código aberto que ajudam a abrir o conhecimento para o benefício de todos. Obrigado por apoiar a luta por um futuro justo, livre e aberto.
Perguntas frequentes
do apoiador
As doações devem ser usadas a critério da fundação para fins de caridade. Onde posso encontrar informações sobre suas atividades?
R: Se pretender saber mais sobre as nossas atividades, pode subscrever a nossa newsletter
ou consultar os nossos últimos relatórios anuais, contas anuais e a nossa página de impacto.
Grandes doações e subsídios Se você deseja fazer uma grande doação ou subsídio, teremos o maior prazer em discutir como podemos trabalhar juntos
Entre em contato com nosso CEO pelo e-mail ninadahora@institutodahora.com
Seja mais aberto
Contatos e Dúvidas